skip to Main Content

Khaled Lutfi é premiado com o IPA Prix Voltaire 2019

Editor egípcio, que está preso, foi o escolhido para a edição de 2019 do prêmio da International Publishers Association. Entidade apoia os defensores da liberdade de publicar.

Kristenn Einarsson, presidente do Comitê de Liberdade para Publicação da IPA, disse: “A comunidade editorial internacional está com Khaled Lutfi. Devemos apoiar os colegas editores de Lutfi no Egito, para que seu aprisionamento não leve ao medo e à autocensura em um país de tão rica herança literária. ”

José Borghino, Secretário Geral da IPA, acrescentou: “ IPA pede ao Presidente Abdel Fattah El- Sisi conceder Khaled Lutfi um perdão presidencial.

Em 4 de fevereiro, Khalid Lutfi (também escrito Lotfy), fundador da Tanmia Bookshop and Publishing do Cairo, foi condenado a cinco anos de prisão por divulgar segredos militares e espalhar boatos por ter distribuído uma tradução árabe do livro The Angel: The Egyptian Spy Who Saved Israel, de Uri Bar-Joseph. O caso começou quando o fundador da Tanmia assinou um acordo com a Arab Scientific Publishers para publicar uma edição egípcia do livro.

A Livraria Tanmia foi aberta em 2011 e deu origem a uma editora altamente respeitada, que traduziu aclamados autores internacionais. Tanmia também publicou obras originais em árabe, incluindo uma versão infantil do poema “Think of Others”, de Mahmoud Darwish, que ganhou um Prêmio Etisalat para a Literatura Árabe Infantil.

A decisão da IPA Freedom to Publish Committee de conceder o IPA Prix Voltaire de 2019 a Khaled Lutfi honra sua bravura na publicação, apesar dos riscos envolvidos.

A apresentação do IPA Prix Voltaire de 2019 acontecerá no dia 21 de junho de 2019, na Feira Internacional do Livro de Seul.


Sobre o IPA Prix Voltaire

O IPA Prix Voltaire é único em honrar a liberdade de publicar, sem o qual muitas formas de liberdade de expressão seriam impossíveis. Os editores que fornecem aos autores as ferramentas para disseminar suas ideias escritas assumem os mesmos riscos que os próprios escritores.

Os candidatos geralmente publicam trabalhos controversos em meio a pressões, ameaças, intimidação ou assédio, seja de governos, outras autoridades ou interesses privados. Alternativamente, eles podem ser editores com um registro distinto de defender os valores da liberdade de publicar e liberdade de expressão. Para os objetivos da IPA Prix Voltaire, a definição de ‘publisher’ é um indivíduo, coletivo ou organização que fornece aos outros os meios para compartilhar suas idéias em forma escrita, inclusive através de plataformas digitais.

O IPA Prix Voltaire, que recebe um prêmio de 10 mil francos suíços, é possível graças às contribuições generosas de patrocinadores, que são editoras e organizações que compartilham os valores reconhecidos pelo IPA Prix Voltaire.

Os patrocinadores do 2019 IPA Prix Voltaire são, em ordem alfabética:
Albert Bonniers Förlag (Suécia)
Aschehoug (Noruega)
Bonnier Media Deutschland (Alemanha)
Börsenverein des Deutschen Buchhandels (Alemanha)
Cappelen Damm (Noruega)
Gyldendal (Noruega)
Grupo Publishing de Holtzbrinck (Alemanha)
Natur & Kultur (Suécia)
Norstedts (Suécia)
Casa aleatória de Verlagsgruppe (Alemanha)
Storytel (Suécia)

Back To Top

Send this to a friend