Confira aqui a apresentação completa.
O último período do ano de 2023*, marcado pelo Natal, conseguiu movimentar uma bibliodiversidade 1,69% maior, mas não conseguiu superar o volume e o faturamento alcançado no período 13 em 2022, é o que mostra o 13º Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2023, pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL). Em 2022, o período 13 apresentava um volume de 5,77 milhões de livros e um faturamento de R$270,69 milhões. Já as 155.491 ISBNs movimentadas no período 13.2023, registraram um volume de venda de 4,99 milhões de livros, arrecadando R$263,40 milhões, uma variação negativa de 13,41% em volume e 2,69% em valor.
Ismael Borges, Country Manager da divisão BookScan Brasil, comenta: “falava-se que apenas um milagre de fim de ano salvaria 2023 de um resultado inferior ao ano anterior. Ele não aconteceu. Dezembro performou pior que o mesmo período do ano anterior. Mesmo derrubando o desconto para o menor patamar assistido no ano, dezembro pesou um pouco mais no número final, culminando no segundo pior acumulado do ano, tanto em volume quanto em valor. O destaque absoluto vai para o preço médio do livro, que pela primeira vez fecha o ano acima da inflação desde que existe o monitoramento Bookscan”.
“Mesmo que o acumulado de 2023 não tenha alcançado os números do ano anterior, o mercado editorial atravessou o ano em buscas de alternativas que pudessem ocupar, mesmo que parcialmente, o lugar de livrarias físicas e virtuais que saíram do mercado. As feiras e festivais literários e a movimentação contínua de influenciadores digitais no último ano mostram também que o mercado tem espaço para rejuvenescer e encontrar novos leitores” afirmou o presidente do SNEL, Dante Cid.
No acumulado não é diferente. O ano de 2023** fecha em declínio, registrando um volume de livros 7,13% menor que em 2022 e um faturamento 0,78% menor. Em números reais foram 54,43 milhões de livros movimentados contra 58,61 milhões, e uma arrecadação de R$2,52 bilhões contra R$2,54 bilhões. O que ajudou o faturamento a não ter uma queda maior foi a inflação, sendo notório na variação de preço médio que fecha positiva em 6,83%.
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.*T. Mercado – Período 13: 2022 (05/12/2022 a 01/01/2023) x 2023 (04/12 a 31/12/2023)
**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK52: 2022 (03/01/2022 a 01/01/2023) x 2023 (02/01 a 31/12/2023)
***Os números não estão descontando a inflação do período
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan
Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.
Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.
SOBRE O SNEL – Criado em 1941, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc). O Sindicato mantém articulações permanentes com diversas entidades, tanto governamentais quanto privadas, com o objetivo de fomentar a política do livro e da leitura no país. Para mais informações, visite o site www.snel.org.br.
SOBRE A NIELSEN
A Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de mensuração e análise de dados, que fornece a visão mais completa e confiável de consumidores e mercados do mundo. Nossa abordagem une dados da Nielsen com informações de outras fontes para ajudar nossos clientes ao redor do mundo a entender o que está acontecendo no presente e no futuro e como agir corretamente com esse conhecimento. Por mais de 90 anos, a Nielsen forneceu informações e análises fundamentadas na ciência e inovação, e desenvolveu continuamente novas maneiras de responder às questões mais relevantes sobre mídia, publicidade, varejo e produtos de consumo (FMCG). Como uma das 500 maiores empresas de S&P, a Nielsen opera em mais de 100 países, cobrindo 90% da população mundial. Para mais informações, visite www.nielseniq.com