Dezembro de 2016 – Com o aquecimento das vendas do novo livro de J. K. Rowling, o décimo primeiro período* do mercado editorial em 2016 apresentou leve melhora de performance em relação aos períodos anteriores, embora ainda não tenha conseguido reverter os números negativos.
O mais recente título da saga Harry Potter (“Harry Potter e a criança amaldiçoada”) representou 2,31% das vendas em volume e 3,40% do faturamento no setor neste intervalo de 2016*.
Considerando todos os títulos da série (109 diferentes, incluindo importados), a representatividade deles é de 3,32% nas vendas em volume e 4,37% no faturamento, uma performance de crescimento de 115% das vendas em volume e 214% em faturamento dos livros do bruxo, em comparação ao décimo período de 2016. Já em relação ao mesmo intervalo no ano anterior (11’2015), essa variação chega a +419% em volume e +374% em valor.
Comparando o desempenho do décimo primeiro* período de 2016 com o mesmo corte em 2015, no entanto, o mercado editorial brasileiro permanece em queda: -9,42% em volume e -3,20% em faturamento.
Com esses resultados, o cenário do acumulado** do ano não apresenta mudanças significativas, ainda com gaps expressivos em relação aos números de 2015: -13,21% em volume e -4,78% em valor.
Esses são alguns dos dados do 11º Painel das Vendas de Livros no Brasil em 2016, apresentados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen. Os números têm como base o resultado de Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
Acesse o estudo na íntegra aqui.
* T. Mercado – Período 11: 2015 (05/10 a 01/11/2015) x 2016 (10/10 a 06/11/2016)
**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK44: 2015 (29/12/2014 a 01/11/2015) x 2016 (04/01 a 06/11/2016)
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan