skip to Main Content

AEJ se aprofunda no tema da distribuição

Aula contou com dinâmica que simulou o funcionamento dos canais de distribuição no mercado editorial

A Academia Editorial Júnior recebeu, na tarde de ontem (15), Cláudia Machado, líder de marketing e comunicação da Catavento Distribuidora, para uma troca sobre o setor de distribuição no mercado editorial.

Representando a Catavento, que atua há 60 anos no serviço de distribuição de livros, Cláudia conversou com os alunos sobre o caminho percorrido pelo livro até chegar às prateleiras espalhadas por todo o país. Como em uma cadeia, a editora encaminha a obra para distribuidora, que funciona como uma intermediária entre as editoras e os pontos de venda. Essa última, que é onde o leitor encontra o livro, articula suas estratégias para aplicar uma margem de lucro nesse ciclo.

Além de outros pontos como canais de distribuição, compra direta e marketplace, os acadêmicos também participaram de uma dinâmica que simulou o funcionamento dessas engrenagens do mercado editorial. “É sempre importante sairmos um pouco da teoria e praticarmos um pouco, mesmo que nesses moldes mais limitados”, apontou Cláudia, que já acumula dez anos de atuação do mercado editorial. Ela ressalta ainda a fluidez do setor diante das inovações das plataformas de compra e venda online: “É fundamental estarmos atentos aos números, variações, que tentam caracterizar quem compra o livro final. O comportamento do leitor sempre se transforma”, conclui.

A segunda edição da AEJ, realizada pelo SNEL em parceria com o Nespe, Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais, chegou à sua metade no início deste mês. No horizonte, já é possível enxergar a Bienal, que se aproxima a passos largos, como um clímax anunciado — é na Bienal que termina o projeto, é na Bienal que os alunos lançam o livro criado e editado por eles, que funciona como um trabalho de conclusão. Após uma estreia de muito sucesso em 2023, a nova edição teve inicio em janeiro de 2025, sendo um dos projetos participantes da Rio Capital Mundial do Livro.

Back To Top