Fevereiro de 2018 – As primeiras quatro semanas* de 2018 foram importantes para o mercado livreiro, que registrou melhora em sua performance em comparação aos resultados de 2017.
As vendas em volume cresceram 4,19%, enquanto o faturamento subiu dois dígitos: 14,05%. Esses números são reflexo do período de voltas às aulas, que aponta uma combinação de produtos com preços médios mais altos e menos promocionados – o que resultou em uma queda do desconto médio de 2,8 pontos percentuais.
Segundo Ismael Borges, líder da Nielsen Bookscan Brasil, “no início do ano é sempre importante lembrar do efeito da campanha de volta às aulas, mas é notável que começamos 2018 com uma base de crescimento melhor do que a verificada no ano anterior, favorecida pelo cenário macroeconômico.”.
Esses são alguns dos dados do 1º Painel das Vendas de Livros no Brasil em 2018, apresentados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen. Os números têm como base o resultado da Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.