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Painel do Varejo: Ações promocionais impulsionam as vendas de livros no 9º período

Estudo apresentado pelo SNEL em parceria com a Nielsen BookScan aponta aumento de 39% em volume e de 34,8% em valor no acumulado de 2021, em comparação ao ano passado

Pesquisa realizada pela Nielsen BookScan e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros, o 9º Painel do Varejo de Livros no Brasil comprova, mais uma vez, que o setor está aquecido. Entre os dias 16 de agosto e 12 de setembro de 2021*, o mercado registrou a venda de 4,36 milhões de livros, o que representa um aumento de 8,8% em relação ao mesmo período do ano passado*, quando foram comercializados 4 milhões. O faturamento somou R$175 milhões, valor 13,6% superior.

No comparativo mês a mês**, o resultado do 9º período de 2021 é superior também ao do 8º, que contemplou datas importantes como o Dia dos Pais e a volta às aulas. Em volume, a variação positiva foi de 15,8% e, em valor, o índice chega a 11,4%.

Os números favoráveis do 9º período devem-se, sobretudo, às promoções online de varejistas e também à ampliação do horário de funcionamento do comércio, que já atua em moldes similares ao cenário pré-pandemia.

O acumulado do ano*** mostra que, até o momento em 2021, foram vendidos 36,1 milhões de exemplares, o que representa aumento de 39% em comparação à mesma época em 2020. Em valores, o faturamento totaliza R$1,52 bilhões, 34,8% a mais que no ano passado.

Ismael Borges, gestor da divisão Nielsen Book, comenta: “podemos esperar que o crescimento acumulado diminua no decorrer dos próximos quatro períodos até o fechamento do ano, isso não significa perder o fôlego da retomada, é apenas uma equalização das bases comparativas. A expectativa é que o fechamento do ano apresente alto crescimento”.

Esses são alguns dos dados do 9º Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2021, apresentados pela Nielsen BookScan e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Os números têm como base o resultado da Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

T. Mercado – Período 09: 2020 (10/08/2020 a 06/09/2020) x 2021 (16/08/2021 a 12/09/2021)
**T. Mercado – 08/2021 (19/07/2021 a 15/08/2021) x 09/2021 (16/08/2021 a 12/09/2021)
***T. Mercado – Acumulado WK01 / WK36: 2020 (30/12/2019 a 06/09/2020) x 2021 (04/01/2021 a 12/09/2021)
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan

Metodologia

O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

 

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