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Painel do Varejo – Sem ações promocionais de varejistas, período 07T2024 fecha com números menores

Confira aqui a apresentação completa.  Em 2023, o período 07 ficou marcado por grandes resultados devido a ações promocionais dos varejistas, deixando uma difícil tarefa para o mesmo período em 2024. Sem contar com ações semelhantes, o período 07T2024, o último monitorado, fechou com números regulares e longe do resultado do ano anterior. Foram 3,50…

Confira aqui a apresentação completa. 

Em 2023, o período 07 ficou marcado por grandes resultados devido a ações promocionais dos varejistas, deixando uma difícil tarefa para o mesmo período em 2024. Sem contar com ações semelhantes, o período 07T2024, o último monitorado, fechou com números regulares e longe do resultado do ano anterior.

Foram 3,50 milhões de livros vendidos contra 4,50 milhões no período equivalente de 2023, o que resulta em uma variação negativa de 22,17%. Em faturamento, o resultado também segue negativo, foram R$ 173,42 milhões no período 07 de 2024 contra R$ 194,62 milhões, com uma queda de 10,89% comparativamente.

O presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Dante Cid, se mostrou apreensivo com os números baixos, que se repetem há meses. “Podemos observar um preocupante agravamento da queda em volume, cuja persistência já vínhamos destacando. O faturamento apresentou queda menor apenas porque o perfil de livros mais vendidos no período apresentou preço médio maior que os adquiridos no período equivalente do ano anterior”, explicou.

O impacto no acumulado do ano** foi notório e a variação negativa de volume, que estava em ritmo de recuperação, ficou maior, chegando a -6,47%. A variação de faturamento continua positiva, mas diminuiu o ganho, ficando em 4,68%. Em números reais, o volume de livros comercializados no acumulado de 2024 é de 28,21 milhões de livros, com uma receita de R$ 1,45 bilhão. Já no acumulado de 2023, o volume foi de 30,16 milhões com um faturamento de R$ 1,38 bilhão.

Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.


*T. Mercado – Período 07: 2023 (19/06 a 16/07/2023) x 2024 (17/06 a 14/07/2024)
**T. Mercado – Acumulado WK01/WK28: 2023 (02/01 a 16/07/2023) x 2024 (01/01 a 14/07/2024)

***Os números não estão descontando a inflação do período

Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan

Metodologia

O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

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