Confira aqui a pesquisa na íntegra.
O 03T2025 tinha a difícil tarefa de superar o bom desempenho do ano anterior que registrava 5,16 milhões de livros comercializados e acumulou um faturamento de R$ 253,56 milhões. Mas o primeiro resultado negativo de 2025 vem com o período 03 de 2025, registrando uma variação de -5,16% em volume e -2,18% em valor, em números reais foram 4,89 milhões de livros comercializados e uma receita de R$ 248,02 milhões.
Apesar do resultado negativo, o 3º Painel de Varejo de Livros no Brasil de 2025, pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), registra o fechamento do primeiro trimestre com saldo positivo. O setor registra 14,11 milhões de livros vendidos em 2025 e um faturamento de R$ 779,40 milhões, sendo 1,96% superior em relação ao volume registrado no primeiro trimestre de 2024 e 3,27% em relação a valor.
Ismael Borges, Territory Manager da Nielsen Book Brasil comenta: “se considerarmos a inflação do período, o acumulado estaria registrando uma variação negativa para faturamento”. Levanta outros pontos importantes também sobre o setor: “chama a atenção a importante queda de bibliodiversidade em 15,25%. O preço médio sobe menos que o ano anterior e também abaixo da inflação”.
“Chamava também a atenção na lista de mais vendidos a presença maciça de livros de colorir”, acrescentou Dante Cid, presidente do SNEL. “Junto a isso, é de se notar esta queda na bibliodiversidade apontada na pesquisa, o que nos dá indícios de que o crescimento apontado nos últimos períodos estaria baseado em um fenômeno pontual de nicho. Esta queda na bibliodiversidade é preocupante.”
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
*T. Mercado – Período 03: 2024 (26/02 a 24/03/2024) x 2025 (24/02 a 23/03/2025)
**T. Mercado – Acumulado WK01/WK12: 2024 (01/01 a 24/03/2024) x 2025 (30/12/2024 a 23/03/2025)
***Os números não estão descontando a inflação do período
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan
Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.
Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.