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Período 10 apresenta o terceiro resultado positivo em volume em 2024

A receita cresceu 9,79%, o que representa R$ 176,14 milhões em 2024 contra R$ 160,43 milhões de 2023

Confira aqui a apresentação na íntegra.

O 10º Painel de Varejo de Livros no Brasil de 2024, pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), apresenta o terceiro período do ano com resultado positivo no volume de livros comercializados, variação de 2,18%. Em números reais o período 10T2024* registra 3,50 milhões de livros versus 3,43 milhões. A receita arrecadada pelo setor também é positiva em 9,79%, o que representa R$ 176,14 milhões de livros contra R$ 160,43 milhões no período 10 de 2023.

“Os números mostram que, apesar do acumulado do ano ainda estar negativo, o setor está encontrando caminhos para reverter essa tendência”, opinou Dante Cid, presidente do SNEL. “As promoções adotadas para chegar ao consumidor final funcionam para aumentar o volume de vendas e fortalecer a confiança do setor.”

Para o acumulado de 2024**, o resultado positivo traz um pouco mais de confiança e ritmo ao setor livreiro que já começa a se preparar para as ações de Black Friday e Natal, épocas de grandes movimentações. O volume de 2024 alcança a marca de 40,18 milhões de livros vendidos contra 41,48 milhões em 2023, registrando uma variação de -3,14%. No faturamento, o acumulado de 2024 chega a R$ 2,04 bilhões, enquanto em 2023 a marca era de R$ 1,91 bilhão, gerando uma variação de 6,76%.

Ismael Borges, Country Manager da Nielsen Book Brasil comenta: “mantido esse ritmo, a tendência é que o faturamento do mercado livreiro no varejo apresente crescimento acima da inflação”.

Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

*T. Mercado – Período 10: 2023 (11/09 a 08/10/2023) x 2024 (09/09 a 06/10/2024)
**T. Mercado – Acumulado WK01/WK40: 2023 (02/01 a 08/10/2023) x 2024 (01/01 a 06/10/2024)

***Os números não estão descontando a inflação do período

Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan

Metodologia

O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

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