skip to Main Content

Pesquisa inédita revela o perfil do leitor que frequenta a Bienal do Livro do Rio de Janeiro e a FLUP de 2019

O Itaú Cultural e o Instituto Pró-livro (IPL), em parceria, divulgam pesquisa inédita sobre o comportamento dos frequentadores desses dois importantes eventos literários do Rio de janeiro

No dia 7 de novembro, às 10h, serão divulgados no auditório do Museu de Arte do Rio (MAR) os resultados de pesquisas, encomendadas pelo Itaú Cultural e Instituto Pró Livro ao Ibope Inteligência, junto ao público leitor que participou das mais recentes edições da Bienal Internacional do Livro e da Festa Literária das Periferias (FLUP) para identificar o seu perfil. Projeto das duas instituições, esse estudo se estenderá futuramente a outros saraus, feiras e festas literárias do país com o objetivo de medir as motivações para a leitura e hábitos e comportamento dos leitores. Para 2020, estão confirmadas as pesquisas sobre os visitantes da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty – e a Bienal do Livro de São Paulo.

A pesquisa foi motivada pela percepção das instituições de que, assim como uma boa livraria ou uma biblioteca, os eventos literários traduzem a representação da diversidade e da complexidade das experiências, das motivações e do pensamento humano. Encontros como as bienais de livros e a FLUP são importantes fóruns para se conhecer os exemplos dessa representação.

Além de identificarem o perfil dos entrevistados entre classe econômica, renda familiar, raça, gênero, escolaridade e idade, as questões buscam conhecer indicadores dos hábitos, motivações para a leitura e de literatura, em especial, identificando o percentual de leitores e o número de livros lidos (em parte ou inteiros) nos últimos três meses, último livro lido, formas de acesso ao livro, motivação e influenciadores para a leitura – ou não –, preferências como gênero literário, autor e frequência de participação em eventos literários.

Estarão presentes na divulgação destes resultados Zoara Failla, coordenadora da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil do Instituto Pró-Livro; Marcos Pereira, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro; Daniele Bernardino, educadora e diretora da FLUP; Rosi Rosendo, diretora de contas do IBOPE Inteligência e Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural.

 

PARCEIRA

O Itaú Cultural e o IPL celebraram recentemente uma parceria para a realização da 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Esta edição conta com duas novidades em relação às anteriores: ampliou o número de questões para conhecer o perfil do leitor de literatura e expandiu a amostra de cinco mil para mais de oito mil entrevistas, de modo a possibilitar a identificação do perfil leitor em todas as capitais do Brasil. A execução da pesquisa tem a assinatura do Ibope Inteligência.

“Em um país onde os índices de leitura são dramáticos, o que prejudica nosso desenvolvimento social e econômico, é determinante contribuir para ter mais brasileiro lendo mais”, diz Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural. “Precisamos, cada vez mais, de leitores, principalmente que apreciem literatura, pois isso, ao nos fazer imaginativos e criadores de signos e significados, nos revela humanos”, continua ele, para quem este trabalho começa por entender melhor o comportamento do leitor brasileiro e identificar, também, aqueles que leem, especificamente, literatura nacional.

“A partir desta parceria, a coleta de dados para a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil cresce para identificar, além dos leitores em geral, aqueles que leem, especificamente, literatura nacional”, afirma Ângelo Xavier, presidente do IPL. “O trabalho de campo, antes focado na identificação de hábitos de leitura regional, também é ampliado para a busca em todas capitais do país”, completa.

 

PERFIL DOS PARTICIPANTES:

Daniele Bernardino: educadora no SENAC Nacional e diretora-executiva da Festa Literária das Periferias (FLUP).

Eduardo Saron: diretor do Itaú Cultural.

Marcos da Veiga Pereira: Editor e presidente do SNEL – Sindicato Nacional dos Editores de Livros -, instituição responsável pela Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro

Rosi Rosendo: diretora de contas do IBOPE Inteligência.

Zoara Failla: Socióloga, responsável pela área de projeto do Instituto Pró-Livro (IPL), e coordenadora da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.

SERVIÇO

Pesquisa Retratos da Leitura – Bienal Rio e FLUP
Dia 7 de novembro, sexta-feira
Auditório do MAR (Museu de Arte do Rio)
Horário: 10h às 12h
Classificação indicativa: livre
Lotação: 97 poltronas e mais três espaços para cadeirantes
Entrada gratuita
Distribuição de ingressos: 1 hora antes do início do evento
Praça Mauá, 5
Centro, Rio de Janeiro/RJ
(21) 3031-2741
museudeartedorio.org.br

 

Instituto Pró-Livro

Itaú Cultural: itaucultural.org.br
facebook.com/itaucultural
instagram.com/itaucultural/
twitter.com/itaucultural
youtube.com/itaucultural
linkedin.com/company/itaucultural

 

ASSESSORIAS DE IMPRENSA

Pelo IPL:
Gabriela Galdino
55 11 3721-3232
gabriela.galdino@joribes.com.br

Pelo Itaú Cultural:
Conteúdo Comunicação
Fone: 11.5056-9800
Cristina R. Durán: cristina.duran@conteudonet.com
Mariana Zoboli: mariana.zoboli@conteudonet.com
Roberta Montanari: roberta.montanari@conteudonet.com

No Itaú Cultural:
Larissa Corrêa
Fone: 11.2168-1950
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br
Carina Bordalo (programa Rumos)
Fone: 11.2168-1906
carina.bordalo@terceiros.itaucultural.org.br
www.conteudocomunicacao.com.br
twitter.com/agenciaconteudo
facebook.com/agenciaconteudo

Back To Top