Estão encerradas as inscrições para o Rio International Publishers Summit, que acontece nos dias 11 e 12 de junho no Hotel Lagune, no complexo do Riocentro, Zona Oeste do Rio, por conta da alta procura.
Em um ano emblemático para o livro e a leitura, com o Rio de Janeiro como Capital Mundial do Livro, o Rio International Publishers Summit convida editores e profissionais do setor para um encontro estratégico no Rio, nos dias 11 e 12 de junho, às vésperas da Bienal Internacional do Livro Rio 2025.
Com um olhar fundamentado em dados e pesquisas – uma das bandeiras do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), organizador do evento –, o Summit propõe um debate sobre os desafios e oportunidades do mercado editorial brasileiro, buscando pontos de convergência para projetar novos caminhos.
A programação será dividida em duas trilhas principais:
Futuro do Mercado – Focada no crescimento sustentável do setor, explorando inovação, expansão de mercado e estratégias de impacto. Questões como o impacto da Inteligência Artificial no mercado editorial e a transformação dos modelos de negócios estão no centro dos debates.
O Valor do Trabalho Criativo – Voltada para a valorização da produção editorial e dos profissionais envolvidos na cadeia do livro. A Propriedade Intelectual e os desafios dos direitos autorais na era digital serão temas essenciais para pensar o equilíbrio entre tecnologia e criação.
Entre os confirmados na programação estão nomes internacionais como Jens Klingelhöfer e Videl Bar-Kar, ambos da Bookwire; e Chantal Restivo-Alessi, Diretora Digital e CEO de Língua Estrangeira da HarperCollins; e nomes nacionais já conhecidos do mercado como Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Mariana Bueno, economista da Nielsen; Bel Santos Mayer, educadora e ativista; Rita Mattar, diretora editorial da Fósforo; e Camila Cabete, head de conteúdo da Árvore.
Os curadores
Flávia Bravin, com mais de 25 anos atuando na área editorial e educacional, é Head da Saber Educação, e sócia da Cogna. Tem mestrado e doutorado pela FEA-USP e formação em Publishing por Stanford (SPPC) e fellowship pela Academia de Frankfurt (FBF)
Martha Ribas, também com mais de 25 anos de experiência, é uma empreendedora dedicada à Cultura e à Educação, atuando como curadora e consultora de conteúdo do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e da Bienal do Livro Rio, sempre impulsionando o mercado editorial com sua visão estratégica.
Já Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes traz sua sólida formação e trajetória em gestão estratégica, gestão pública, relações internacionais e marketing. Com 22 anos de mercado editorial, entre 2022 e 2024 ocupou o cargo de Chefe de Gabinete da Presidente da International Publishers Association (IPA), com sede em Genebra, onde teve um papel essencial na orientação estratégica e supervisão de projetos globais.
Esse trio de curadores, com sua expertise e visão de futuro, garante ao Summit debates profundos e relevantes, contribuindo para a construção de novos caminhos para o mercado editorial.
O jornalista Leonardo Neto, especializado na cobertura do mercado editorial, será o mestre de cerimônia.
Neste momento crucial, em que o mercado precisa se fortalecer e encontrar novas soluções, o Rio International Publishers Summit se propõe a ser um espaço de reflexão e construção coletiva.
O evento será dividido em três salas dedicadas a diferentes aspectos do mercado editorial, para um debate amplo e diversificado:
· Sala Rio de Janeiro 1 (Plenária Principal): Esta sala abrigará as principais discussões sobre o futuro da indústria editorial, abordando temas como políticas públicas, qualidade de gestão, preço do livro, direito autoral e inteligência artificial.
· SALA SKEELO – All About Audio: Nomeada em homenagem ao patrocinador Skeelo, esta sala terá curadoria da Bookwire e abordará exclusivamente temas relacionados ao áudio e ao digital.
· Sala Parceiros (BH): Espaço reservado nos dias 10, 11 e 12 de junho, contará com programação especial: nos dias 10 e 11 pela manhã, a sala será dedicada às atividades do IFFRO; no dia 11 pela tarde, será utilizada pelo patrocinador MVB; para uma Oficina de metadados e no dia 12, será destinada ao PublisHer, iniciativa que promove a liderança feminina no mercado editorial.
Entre os destaques da programação estão:
· O Poder do Livro: Construindo o Amanhã da Indústria Editorial
· Inovação como Pilar do Mercado Editorial
· Inteligência Artificial, Informação e Controle: Quem Define o Futuro?
· Mercado Editorial sem Filtros: O que os Dados Dizem (e o que Não Dizem)
· Ler Não é Luxo: Como Transformar Livros em Necessidade
· O Áudio Dentro das Editoras: Percalços, Urgências e Modelos
· PublisHer: Carreira e Liderança Feminina no Mercado Editorial
Todos na mesma página. Todos em comunidade. Todos em cooperação.