O Secretário Municipal de Cultura da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Calero, agradeceu ao Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL) pela participação na candidatura da capital fluminense ao título de Capital Mundial do Livro 2025. O resultado positivo da seletiva realizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) foi divulgado nesta quarta-feira (04).
No comunicado endereçado ao presidente do SNEL, Dante Cid, Calero afirmou que reconhece a importância da contribuição do SNEL para o sucesso do projeto.
O secretário ainda afirmou que “A dedicação e interesse da sua instituição em promover ações em prol do livro e leitura tem um impacto significativo em nossa cidade e contribuiu para alcançar nosso objetivo, tornando possível que a Cidade do Rio assuma seu protagonismo nesse campo”. Veja a íntegra do comunicado abaixo.
O SNEL participou ativamente da construção da candidatura carioca. Além de somar apoios para o pleito, o sindicato que também promove a Bienal do Livro do Rio há 40 anos, contribuiu com ideias e estratégias de mobilização e possibilidades de parceria para a cidade.
Em postagem no Instagram, Marcelo Calero também destacou o papel do SNEL na candidatura da Cidade Maravilhosa.
Ver essa foto no Instagram
Carta de Agradecimento ao SNEL
OFÍCIO SMC Nº 045/2023
Rio de Janeiro, 04 de outubro de 2023.
Ao Sr. Dante Cid
Presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros
A Secretaria Municipal de Cultura da Cidade tem a honra e alegria de comunicar que ao Rio foi eleito como Capital Mundial do Livro da UNESCO 2025 e gostaria de expressar sua gratidão pelo generoso apoio que recebemos em favor da nossa candidatura. É com grande satisfação que reconhecemos a importância de sua contribuição para o sucesso do nosso
projeto.
A dedicação e interesse da sua instituição em promover ações em prol do livro e leitura tem um impacto significativo em nossa cidade e contribuiu para alcançar nosso objetivo,
tornando possível que a Cidade do Rio assuma seu protagonismo nesse campo.
A Prefeitura do Rio renova seu compromisso contínuo em trabalhar pelo enriquecimento cultural de nossa comunidade e para alavancar suas políticas de livro e leitura. Este título irá aprofundar e enriquecer as políticas do setor com impacto em toda a cadeia,
contribuindo para atingir um público mais amplo e diversificado.
Esperamos continuar nutrindo dessa relação no futuro e garantir que juntos possamos construir um cenário cultural vibrante e inspirador no campo da Literatura, do Livro e da Leitura, em particular no marco do título que recebemos.
Atenciosamente,
____________________________________
Marcelo Calero
Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro