RD skip to Main Content

Semana do consumidor impulsiona período 03 e contribui para o acumulado que retoma uma sucinta positividade no faturamento

As ações da Semana do Consumidor impulsionam as vendas do setor e o terceiro período de 2023* supera o mesmo período do ano anterior. O 3º Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2023, pesquisa realizada pela Nielsen Book do Brasil e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), registra as melhores performances do setor neste ano, sendo o primeiro resultado positivo em volume do setor. Foram comercializados 4,63 milhões de livros, com um faturamento de R$ 211,63 milhões e aumento de 5,32% em volume e 10,46% em valor, em relação ao período 03 em 2022.
Com a difícil tarefa de superar o ano anterior, 2023 apresenta um primeiro trimestre com uma leve superioridade em faturamento, mas não em volume em relação ao ano de 2022. A disputa segue acirrada, mas o bom desempenho do período 03 contribuiu para o acumulado que retoma uma tímida variação positiva em receita, quase semelhante a que iniciou o ano. No primeiro trimestre de 2023**, o setor registra a movimentação de 13,9 milhões de livros contra 14,56 milhões no primeiro trimestre do ano anterior, um resultado 4,55% menor. Já em faturamento, o setor alcança uma variação positiva de 1,37%, sendo R$ 670,35 milhões contra R$ 661,31 em 2022, este sendo o maior faturamento do primeiro trimestre dos últimos 5 anos.
Ismael Borges, Territory Manager da Nielsen Book Brasil, comenta: “Depois de três anos seguidos de crescimento de vendas em volume e valor no primeiro trimestre, os bons números do terceiro período de 2023 não foram suficientes para manter essa sequência de alta. Ainda chama a atenção o preço médio do livro praticado acima da inflação. Esse fenômeno é a soma do aumento de preço de catálogo revisado pela indústria e também o patamar de desconto oferecido abaixo da média por parte do varejo”.
O presidente do SNEL, Dante Cid, destaca: “Com este novo período ficou mais clara a segmentação dos desempenhos, com crescimento nas obras gerais e queda em Educacional e Profissional. Infelizmente o crescimento acumulado em valor não supera a inflação, o que se pode verificar também pela queda em volume. Esperamos poder ao menos igualar em termos reais o ano passado, que foi muito bom para o setor”.
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

*T. Mercado – Período 03: 2022 (28/02/2022 a 27/03/2022) x 2023 (27/02/2023 a 26/03/2023)
**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK12: 2022 (03/01/2022 a 27/03/2022) x 2023 (02/01/2023 a 26/03/2023)
***Os números não estão descontando a inflação do período

 

Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan

Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

SOBRE O SNEL – Criado em 1941, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc). O Sindicato mantém articulações permanentes com diversas entidades, tanto governamentais quanto privadas, com o objetivo de fomentar a política do livro e da leitura no país. Para mais informações, visite o site www.snel.org.br.

CONTATO COM A IMPRENSA
– Assessora de Comunicação
Camila Del Nero
delnerocamila@gmail.com / (+ 55 11) 99986-0990
comunicacao@snel.org.br / (+ 55 21) 2533-0399/ 99290-3477

SOBRE A NIELSEN
A Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de mensuração e análise de dados, que fornece a visão mais completa e confiável de consumidores e mercados do mundo. Nossa abordagem une dados da Nielsen com informações de outras fontes para ajudar nossos clientes ao redor do mundo a entender o que está acontecendo no presente e no futuro e como agir corretamente com esse conhecimento. Por mais de 90 anos, a Nielsen forneceu informações e análises fundamentadas na ciência e inovação, e desenvolveu continuamente novas maneiras de responder às questões mais relevantes sobre mídia, publicidade, varejo e produtos de consumo (FMCG). Como uma das 500 maiores empresas de S&P, a Nielsen opera em mais de 100 países, cobrindo 90% da população mundial. Para mais informações, visite www.nielseniq.com

CONTATO COM A IMPRENSA
Ari Rodriguez – ari.rodriguez@nielseniq.com

Back To Top