skip to Main Content

Setor livreiro inicia o ano aquecido e apresenta resultados positivos

“É uma excelente notícia iniciar o ano neste ritmo", comentou o presidente do SNEL, Dante Cid, que destacou ainda o fato de este ano o Rio ter sido escolhido a Capital Mundial do Livro

(Confira aqui a apresentação completa.)

O 01º Painel de Varejo de Livros no Brasil de 2025, pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), registra um início de ano aquecido em volume e faturamento. Nota-se também um aumento no desconto médio, com um preço médio menor.

O período 01 de 2025*, marcado pelo Volta às Aulas, aponta um início de ano 9,49% superior em volume e 6,25% em valor em relação a 2024. O setor registra a movimentação de 4,97 milhões de livros vendidos, acumulando um faturamento de R$290,53 milhões contra 4,54 milhões em 2024 e uma receita de R$273,45 milhões, apresentando uma variação positiva e otimista para o setor de 9,49% e 6,25%, respectivamente.

“É uma excelente notícia iniciar o ano neste ritmo, especialmente em vista do primeiro período de 2024 ter sido um dos piores do ano”, comentou o presidente do SNEL, Dante Cid. “Vamos esperar que as condições macroeconômicas do país não afetem negativamente o setor e que a empolgação com o fato do Rio ter sido escolhido a Capital Mundial do Livro, para esse ano, façam com que tenhamos um ano memorável também em vendas.”

Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

*T. Mercado – Período 01: 2024 (01/01 a 28/01/2024) x 2025 (30/12/2024 a 26/01/2025)
***Os números não estão descontando a inflação do período

Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan

Metodologia

O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

 Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

 Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

Back To Top