RD skip to Main Content

SNEL é pioneiro no serviço de ficha catalográfica para livro digial

Com o início da edição de livros digitais, no Brasil, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros passou a fazer ficha catalográfica voltada para o formato eletrônico. O SNEL foi pioneiro na prestação desse serviço, no país, a partir de março de 2010. A ficha catalográfica contém os dados que identificam um livro e é…

Com o início da edição de livros digitais, no Brasil, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros passou a fazer ficha catalográfica voltada para o formato eletrônico. O SNEL foi pioneiro na prestação desse serviço, no país, a partir de março de 2010. A ficha catalográfica contém os dados que identificam um livro e é solicitada pelos editores.

Até dezembro do ano passado, foram pedidas para o SNEL 1.300 fichas catalográficas para livros digitais. Desse total, 15,56% foram para obras de língua portuguesa; 13,92% para ciências médicas e 8,37% para literatura estrangeira, seguida de perto pelos livros de Direito com 8,29% dos pedidos. Em quinto lugar, com 3,60%, estão os pedidos de fichas catalográficas para livros digitais de religião.

Para obter uma ficha catalográfica é preciso mandar um e-mail para catalogacao@snel.org.br solicitando o formulário que será preenchido pela editora. O documento deverá ser enviado de volta ao SNEL junto com as dez primeiras páginas da obra. Associados do Sindicato têm direito a fazer dez fichas catalográficas, por mês, gratuitamente. A partir da 11ª, pagará R$ 24,00 por ficha – 50% do valor cobrado para o não associado.

Ainda no primeiro semestre de 2012, todo esse procedimento passará a ser feito on-line, o que permitirá mais agilidade no fornecimento de fichas catalográficas pelo SNEL.

Back To Top