skip to Main Content

Venda de livros em abril registra aumento de mais de 10% de faturamento em comparação com mesmo período do ano passado

A venda de livros em livrarias registrou um aumento, em abril passado, de 10,7% em faturamento em comparação ao mesmo período de 2014. Três títulos foram os principais responsáveis por esse crescimento de vendas do setor em volume e valor neste 4º período do ano: Philia (padre Marcelo Rossi), Jardim Secreto e Floresta Encantada (ambos…

A venda de livros em livrarias registrou um aumento, em abril passado, de 10,7% em faturamento em comparação ao mesmo período de 2014. Três títulos foram os principais responsáveis por esse crescimento de vendas do setor em volume e valor neste 4º período do ano: Philia (padre Marcelo Rossi), Jardim Secreto e Floresta Encantada (ambos de Johanna Basford).

Com esse resultado, o mercado apresenta um crescimento de 3,4% ao ano, ante o acumulado de 1,65% registrado no primeiro trimestre.

Esses são alguns dos dados contidos no 2º Painel das Vendas de Livros do Brasil, apresentados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros e o Instituto de Pesquisa Nielsen. Os números têm como base o resultado do BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados.

Outro dado importante é a queda do desconto médio: de 20,3% para 16,9%. O Painel afere o valor efetivamente desembolsado pelo consumidor em comparação com o preço de capa das editoras.

Dentre os gêneros, “não ficção trade” foi o que apresentou o melhor desempenho no período com um crescimento de 9,6% no faturamento. Já os livros técnicos (“não ficção especialista”) repetiram o quadro do primeiro trimestre e registraram o pior desempenho, com uma queda de 10,6% em faturamento, em relação a 2014.

O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre SNEL e Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

Metodologia

Há mais de 90 anos no mercado e presente em mais de 100 países, a Nielsen é sinônimo de pesquisa e informação de mercado. Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

O Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados.

O SNEL divulgará o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

Veja a íntegra do 2º painel

Back To Top