Personagens do universo Maurício de Sousa estiveram presentes no espaço do Sindicato Nacional dos Editores de Livros na Bienal do Livro do Rio, em 2025. Em três oportunidades, eles tiraram fotos com os visitantes, sempre com simpatia e um pouco de implicância entre Mônica e Cebolinha.
Ver essa foto no Instagram
O Instituto Maurício de Sousa é um dos parceiros da Academia Editorial Júnior. A Maurício de Sousa Produções recebeu duas participantes da AEJ este ano. A AEJ é o primeiro projeto social do SNEL, que foca em ensinar jovens em vulnerabilidade social ou econômica os primeiros passos do trabalho de editor, com diversas palestras de nomes importantes do setor dos livros.
A visita das acadêmicas começou com uma recepção institucional que apresentou a trajetória, os valores e os principais projetos da MSP. Em seguida, as estudantes participaram de uma conversa com o time de roteiristas, onde conheceram os bastidores da criação das histórias. Também visitaram os setores de desenho, arte-final — onde os traços ganham acabamento profissional —, design, coordenação de conteúdo e direção artística, encerrando o dia com um encontro com a gerência editorial. Ao longo da programação, puderam tirar dúvidas, conhecer processos criativos e dialogar com profissionais de diversas áreas sobre os desafios e possibilidades de carreira no mercado editorial.
A experiência foi oferecida como reconhecimento ao desempenho das estudantes durante o ciclo formativo da Academia Editorial Júnior. A parceria com o Instituto Mauricio de Sousa Produções reforça o compromisso com a formação de novos talentos e o fortalecimento de um mercado editorial mais diverso, inclusivo e conectado com o futuro.