No 9T de 2015, as vendas de livros em livrarias e supermercados voltaram a apresentar um pequeno crescimento, em comparação ao mesmo período do ano passado: 0,8% em volume e 2,2% em valor, alcançando um montante total R$ 112,6 milhões. As 4 semanas foram marcadas pelo aumento dos descontos praticados pelos canais de comercialização, de 5 pontos percentuais em relação à média dos ciclos anteriores.
Esses são alguns dos dados contidos no 7º Painel das Vendas de Livros do Brasil, apresentados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros e o Instituto de Pesquisa Nielsen. Os números têm como base o resultado do BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados. O período aferido vai de 10 de agosto a 06 de setembro.
Até o início de setembro de 2015, comparado ao mesmo período acumulado de 2014, houve um aumento de 5,94% em volume e 5,62% em faturamento, número abaixo da inflação. Na projeção das vendas das editoras, registra-se uma queda de 0,3%.
“ Vamos aguardar os números do próximo Painel para ver se os lançamentos da Bienal tiveram o impacto esperado no mercado”, comenta o presidente do SNEL, Marcos da Veiga Pereira, que espera fechar o ano com um crescimento de 6% na receita dos canais de comercialização.
Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre SNEL e Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Há mais de 90 anos no mercado e presente em mais de 100 países, a Nielsen é sinônimo de pesquisa e informação de mercado. Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.
O Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados.
O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.
Veja na íntegra o 7º Painel das Vendas de Livros do Brasil