Outubro de 2017 – O nono período* do mercado livreiro em 2017 apresentou resultados expressivos em relação ao ano anterior. As vendas em volume cresceram 14,81% e o faturamento subiu 10,73%, em função do aumento do desconto médio de 6 pontos percentuais.
O intervalo analisado também teve melhor performance em comparação ao período anterior (8T)**, principalmente em volume, com aumento de 12,9%.
“A análise dos números sugere que o mercado continua atuando com estratégias agressivas de promoções. Percebemos claramente que as vendas em volume se descolaram do faturamento, o que é confirmado pelo menor preço médio de vendas no período e o aumento do desconto”, comenta Ismael Borges, gestor de Nielsen Bookscan Brasil.
No acumulado de 2017***, o cenário de recuperação permanece com crescimento de 6,25% em volume e 6,65% em valor. “Certamente os lançamentos importantes que ganharam visibilidade durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro influenciaram o bom desempenho deste período. Com este resultado, somado às perspectivas de crescimento da economia brasileira, podemos projetar que os números permanecerão positivos até o final do ano”, afirma Marcos da Veiga Pereira, presidente do SNEL.
Esses são alguns dos dados do 9º Painel das Vendas de Livros no Brasil em 2017, retratados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen. Os números têm como base o resultado da Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
Acesse aqui a pesquisa na íntegra
* T. Mercado – Período 9: 2016 (15/08 a 11/09/2016) x 2017 (14/08 a 10/09/2017)
** T. Mercado – Período 8 2017 (17/07 a 13/08/2017)
***T. Mercado – Acumulado WK01 / WK36: 2016 (04/01 a 11/09/2016) x 2017 (02/01 a 10/09/2017)
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan