Se aproximando do fechamento do primeiro semestre, o 6º Painel do Varejo de Livros no Brasil mostra que a performance do mercado livreiro continua em alta em 2021 no comparativo com o ano passado. Realizado pela Nielsen BookScan e apresentado pelo SNEL, o estudo aponta que no acumulado do ano*, as vendas de livros registraram um aumento de 46,5% em volume e de 37% em faturamento. Em números reais, esta variação significa que até 20 de junho de 2021 foram vendidos 7,4 milhões de exemplares a mais em relação ao mesmo intervalo em 2020, com uma receita superior em R$ 269,4 milhões.
O crescimento expressivo explicita dois momentos distintos do mercado: nos primeiros seis meses de 2021, o setor livreiro vem se reconsolidando a partir de esforços comerciais que miram uma retomada. Já nesta mesma época 2020, os números ilustravam um varejo ainda bastante atingido pelas medidas de restrição adotadas durante a primeira fase da pandemia. Para fins comparativos com uma base menos impactada pela crise econômica, no quadro abaixo relembramos os dados do 1º semestre de 2019, quando o mercado livreiro também vivia um cenário mais favorável de recuperação.
Analisado de forma avulsa, o desempenho do 6º período de 2021** é positivo, com um crescimento de 38% em volume e de 37,5% em valor, se comparado ao mesmo intervalo no ano passado.
No entanto, comparando o 6º período de 2021 ao período imediatamente anterior***, notamos uma leve desaceleração: 6,2% em volume e 5,7% em faturamento. A redução se deve à ausência de uma efeméride comercial no mês de junho, enquanto em maio as vendas de livros foram aquecidas pelo Dia das Mães.
Esses são alguns dos dados do 6º Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2021, apresentados pela Nielsen BookScan e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
* T. Mercado – Acumulado WK01 / WK24: 2020 (30/12/2019 a 14/06/2020) x 2021 (04/01/2021 a 20/06/2021)
** T. Mercado – Período 06: 2020 (18/05/2020 a 14/06/2020) x 2021 (24/05/2021 a 20/06/2021)
*** T. Mercado – Período 05/2021 (26/04/2021 a 23/05/2021) x Período 06/2021 (24/05/2021 a 20/06/2021)
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan
Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.