skip to Main Content

XVI Bienal Internacional do Livro Rio comemora 30 anos com novos espaços

Com uma programação cultural desenvolvida para aproximar o público do universo literário, a XVI Bienal do Livro Rio completa 30 anos apostando em novos ambientes de interação com os visitantes e prepara uma grade de atividades diversificada e dinâmica. Consolidada como um dos principais marcos do calendário cultural do Rio de Janeiro, a Bienal acontece…

Com uma programação cultural desenvolvida para aproximar o público do universo literário, a XVI Bienal do Livro Rio completa 30 anos apostando em novos ambientes de interação com os visitantes e prepara uma grade de atividades diversificada e dinâmica. Consolidada como um dos principais marcos do calendário cultural do Rio de Janeiro, a Bienal acontece em 2013 entre 29 de agosto e 8 de setembro.

O objetivo maior dos organizadores da Bienal ? o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e a Fagga, empresa do grupo GL events Brasil ? é oferecer novas experiências ao público.

“Nossa intenção é unir às novidades o que já temos de consagrado, o que é sucesso há várias edições. Teremos uma atividade para cada público, todos serão contemplados”, conta a presidente do SNEL, Sônia Jardim.

Dois espaços inéditos prometem surpreender os visitantes. No clima da Copa das Confederações e abrindo caminho para a Copa do Mundo, o Placar Literário, com curadoria do jornalista João Máximo, será dedicado à literatura de futebol. Já os leitores adolescentes terão um novo território: além de, mais uma vez, poderem encontrar seus ídolos no Conexão Jovem, eles conhecerão o Acampamento na Bienal, que, comandado por João Alegria, terá como foco a tecnologia e a cultura de convergência ? o livro que vira filme, que vira game, que vira site, que vira livro – mostrando que a narrativa faz parte do dia a dia.

Mantendo o tradicional ambiente dedicado aos pequenos leitores, a XVI Bienal do Livro Rio prestará uma homenagem lúdica e interativa a Ziraldo, autor que, presente a cada edição, se tornou parte indissociável do evento. No Planeta Ziraldo, seus muitos personagens inesquecíveis, como Menino Maluquinho e Pererê, ganharão vida por meio da cenografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara.

E os espaços que mais fizeram sucesso em outras edições permanecem na programação. O tradicional Café Literário, pelo terceiro ano com curadoria do escritor e crítico Italo Moriconi, convidará o público a participar de descontraídos debates sobre livros, estilos e ideias dos quais farão parte os mais celebrados autores ? prosadores, poetas, ensaístas ? nacionais e estrangeiros.

Já o Mulher & Ponto terá à frente, pela primeira vez, a jornalista Bianca Ramoneda, que levará novidades aos bate-papos sobre os mais diversos aspectos do universo feminino que chamaram a atenção de homens e mulheres nas duas últimas edições da Bienal. No Conexão Jovem, o visitante adolescente terá a oportunidade de encontrar seu ídolo literário, em um bate-papo animado sobre seus livros preferidos e assuntos do seu cotidiano.

Quinze nomes internacionais já foram confirmados para a programação cultural: Nicholas Sparks, um dos mais lidos no mundo por meio de títulos como O melhor de mim (Arqueiro); Emily Giffin, grande expoente da chamada chic lit, que lançou recentemente Presentes da Vida (Novo Conceito); Allan Percy, do sucesso de Nietzsche para estressados (Sextante); James C. Hunter, do fenômeno O monge e o executivo (Sextante), que vendeu três milhões de exemplares; Sylvia Day, responsável por dois dos livros mais vendidos em 2012, Toda sua e Profundamente sua (Editora Paralela); Matthew Quick autor de O lado bom da vida (Intrínseca), romance que acumula mais de 100 mil exemplares comercializados no Brasil; e Mia Couto, autor do romance Terra sonâmbula, considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX.

Completam a lista Cheryl Strayed, do autobiográfico Livre (Objetiva), um dos livros mais celebrados em 2012 nos EUA; Mary Gabriel, biógrafa de Karl Marx em Amor e capital (Zahar); Francine Prose, autora de Anne Frank — A história do diário que comoveu o mundo (Zahar); Javier Moro, que escreveu, entre outros, O sári vermelho (Planeta); Will Gompertz, editor de arte na BBC, que vai lançar Isso é arte? (Zahar); Emma Donoghue autora de quatro livros relacionados à história da literatura e finalista do Man Booker Prize em 2010 com o romance Quarto (Verus); César Aira, conhecido aqui por títulos como As noites de flores e Um acontecimento na vida do pintor-viajante (Nova Fronteira); e Corey May o principal roteirista da série de jogos eletrônicos Assassin’s Creed, que inspirou a série de livros de mesmo nome (publicada pela Galera Record) que já vendeu no Brasil mais de 450 mil exemplares.

No total, mais de 100 escritores, dos mais variados estilos e nacionalidades, estarão entre os convidados da Bienal do Livro. Uma parceria com o Instituto Goethe trará ainda expoentes da literatura alemã contemporânea e promoverá encontros para trocas de experiências entre escritores e profissionais do livro do Brasil e da Alemanha ? país homenageado da Bienal em 2013.

A Bienal ocupará três pavilhões numa área de 55 mil m² do Riocentro e praticamente todos os espaços destinados aos expositores já foram vendidos. Em 2011, ao longo de 11 dias, 670 mil pessoas passaram pelo evento, sendo 145 mil estudantes. Com 950 expositores, a edição tem um investimento total de R$ 32 milhões.

Back To Top