skip to Main Content

5º painel do varejo do livro apresenta desaceleração, mas acumulado do ano se mantém positivo

Com números próximos ao mesmo período em 2021, o quinto período de 2022 mostra queda em volume e um faturamento ligeiramente superior. O 5º Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2022, marcado pelo Dia das Mães, apresentou uma queda no volume de livros movimentados pelo setor livreiro, sendo 4,27% menor que no quinto período de 2021. Foram 3,98 milhões de livros, contra 4,16 milhões em 2021. Já o faturamento alcançado pelo setor livreiro apresenta uma variação positiva, chegando a R$169,23 milhões de receita, registrando um crescimento de 2,06%.

As variações continuam decrescentes, porém positivas em relação a 2021. Do começo do ano até maio deste ano, foram 22,32 milhões de livros comercializados com um faturamento de R$996,39 milhões, alcançando uma variação superior de 8,18% e 12,35% respectivamente, enquanto no acumulado de 2021 o setor alcançava 20,62 milhões em volume de livros e arrecadava R$886,84 milhões.

“Percebemos a manutenção da tendência de desaceleração ocorrida desde o início do 2o trimestre, com os didáticos apresentando um importante contraponto à desaceleração mais forte de outros segmentos. Nosso desejo é que a inflação arrefeça o quanto antes e gradativamente o poder de compra do leitor seja restabelecido, permitindo ao setor uma retomada do crescimento em unidades vendidas” revela Dante Cid, presidente do SNEL.

Esses são alguns dos dados do 5º Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2022, apresentados pelo Nielsen Bookscan e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

 

*T. Mercado – Período 05: 2021 (26/04/2021 a 23/05/2021) x 2022 (25/04/2022 a 22/05/2022)
**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK20: 2021 (04/01/2021 a 23/05/2021) x 2022 (03/01/2022 a 22/05/2022)
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan

Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.
Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.
SOBRE O SNEL – Criado em 1941, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc). O Sindicato mantém articulações permanentes com diversas entidades, tanto governamentais quanto privadas, com o objetivo de fomentar a política do livro e da leitura no país. Para mais informações, visite o site www.snel.org.br.

CONTATO COM A IMPRENSA
– Assessora de Comunicação
Camila Del Nero
comunicacao@snel.org.br / (+ 55 21) 2533-0399/ 99290-3477

SOBRE A NIELSEN
A Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de mensuração e análise de dados, que fornece a visão mais completa e confiável de consumidores e mercados do mundo. Nossa abordagem une dados da Nielsen com informações de outras fontes para ajudar nossos clientes ao redor do mundo a entender o que está acontecendo no presente e no futuro e como agir corretamente com esse conhecimento. Por mais de 90 anos, a Nielsen forneceu informações e análises fundamentadas na ciência e inovação, e desenvolveu continuamente novas maneiras de responder às questões mais relevantes sobre mídia, publicidade, varejo e produtos de consumo (FMCG).
Como uma das 500 maiores empresas de S&P, a Nielsen opera em mais de 100 países, cobrindo 90% da população mundial. Para mais informações, visite www.nielseniq.com

CONTATO COM A IMPRENSA
Ari Rodriguez – ari.rodriguez@nielseniq.com

Back To Top