skip to Main Content

Bienal do Rio vai abrigar fórum internacional de editores

Rio International Publishers Summit acontecerá entre os dias 04 e 06 de setembro no Riocentro

Para marcar os 40 anos da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) vai conectar protagonistas do mercado editorial para discutir temas urgentes para o setor. Essa é a proposta do Rio International Publishers Summit, encontro promovido pela primeira vez durante o maior festival literário do Brasil e que acontecerá entre os dias 04 e 06 de setembro (segunda-quarta) dentro do evento principal, no Riocentro. 

O fórum vai tratar dos desafios da transformação tecnológica, passando pelo uso de Inteligência Artificial e a preservação do direito autoral, em um cenário regulatório de muitas indefinições. Para o presidente do SNEL, Dante Cid, o Summit vai ser uma oportunidade do mercado apresentar para outros atores da sociedade, como governo, o universo jurídico e para a mídia, os seus desafios mais atuais.

“Teremos discussões muito relevantes e interessantes para todo o setor, sobre práticas ESG (especialmente em diversidade e inclusão), sobre inteligência artificial, ética, digitalização, além dos projetos de lei que estamos discutindo e que serão de fundamental importância para todos os atores do setor”, destacou Cid.  

O Rio International Publishers Summit também vai contar com a presença de importantes parceiros do SNEL. A Abrelivros, representante do setor de Didáticos no país, vai trazer especialistas para projetar os desafios do setor na educação. 

PublisHer, ação mundial liderada por mulheres do mercado editorial, trará a Sheikha Bodour bint Sultan Al Qasimi, líder da iniciativa, para falar da experiência de empoderamento feminino no mercado editorial. Por fim, o PublishNews, pioneiro da mídia especializada do setor no país, fará provocações do cenário editorial brasileiro e mundial. 

O Rio International Publishers Summit conta com a curadoria da livreira e consultora do SNEL, Martha Ribas, organização do time de comunicação do Sindicato, Camila Del Nero e Carlos Amaral e com a produção executiva da especialista em ESG, Fernanda Cardoso Zimmerhansl.  O jornalista especialista no mercado editorial e cultural, Leonardo Neto será o mestre de cerimônias do evento. 

 

Sobre a Bienal do Livro do Rio: Presente na memória afetiva de milhares de pessoas, a Bienal do Livro Rio completa 40 anos com uma edição comemorativa que traz as mais relevantes discussões contemporâneas, acompanhando as mudanças do mundo. Este ano, o maior festival de literatura, cultura e entretenimento vai oferecer ao público experiências que vão além do livro, em palcos inéditos e com bastante interação com o público, unido por uma paixão em comum: contar e ouvir histórias. Realizada pela GL events Exhibitions em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), a Bienal vai reunir, este ano, mais de 300 autores em 80 encontros com os leitores, com cerca de 300 editoras do país inteiro. Serão mais de 200 horas de programação para toda a família.

Sobre o SNEL: Criado em 1941, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina y el Caribe (Cerlalc). O Sindicato mantém articulações permanentes com diversas entidades, tanto governamentais quanto privadas, com o objetivo de fomentar a política do livro e da leitura no país. Para mais informações, visite o site www.snel.org.br.

Back To Top