RD skip to Main Content

Capital do Livro: SNEL participa de encontro com Secretário de Cultura do Rio de Janeiro

Candidatura da Cidade Maravilhosa em projeto da Unesco foi desenvolvida com apoio do Sindicato que promove a Bienal do Rio

Presidente do SNEL, Dante Cid, participa de encontro com secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Marcelo Calero
Presidente do SNEL, Dante Cid, participa de encontro com secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Marcelo Calero

O presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Dante Cid, participou na tarde desta quinta-feira (1º) de um encontro promovido pelo secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Marcelo Calero. Na oportunidade, o representante do executivo carioca detalhou os planos da prefeitura para a candidatura do Rio de Janeiro como Capital do Livro 2025. O título é concedido desde 2001 pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Além do SNEL, participaram da reunião com o secretário, a GL Events, que organiza junto com o SNEL a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, a Associação Nacional de Livrarias (ANL), o Real Gabinete Português de Leitura, a Fundação Biblioteca Nacional, a Academia Brasileira de Letras (ABL), a Fundação Roberto Marinho, a Câmara Brasileira do Livro (CBL), Pen Clube, além de representantes de órgãos dos governos estadual, municipal e federal e da Organização dos Estados Americanos.

Calero lembrou que este é um momento de somar esforços diplomáticos para a candidatura do Rio de Janeiro e destacou as oportunidades que o título trará.

“Nesse momento, com total apoio da prefeitura do Rio, nós queremos que as entidades aqui presentes trabalhem em suas redes, de maneira totalmente desburocratizada pela candidatura,” pontuou. “Com a experiência que já trazemos, inclusive das Olimpíadas, mostramos que já podemos aproveitar muito do que já é feito pela cidade, em programas que podemos potencializar com esse título”, destacou.

A cidade vencedora para o ano de 2025 será revelada pela Unesco até o fim do mês de agosto. Para Dante Cid, a eleição do Rio de Janeiro vai representar uma vitrine importante para o setor editorial de todo o país.

“Nós vamos conversar com associações internacionais de editores, trazer os nossos pares para apoiar a candidatura do Rio de Janeiro e fazer acontecer essa conquista. No ano em que a Bienal completa 40 anos, esperamos receber todos em primeiro de setembro na abertura, para comemorarmos essa conquista”, lembrou Dante Cid.

Consultora e curadora do SNEL na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, Martha Ribas ressaltou a importância da união dos esforços pelo título.

“Essa candidatura é de um tamanho gigante para toda a comunidade lusófona, para a América do Sul, pela importância da literatura como costura da cidade do Rio de Janeiro. Estar todo mundo junto por esse esforço é muito bonito, pois o título muda a vida de autores, leitores, livrarias e editores, de todas as entidades, pois vamos passar um ano juntos comemorando e trabalhando”, destacou.

Sobre a Capital Mundial do Livro

A Unesco seleciona anualmente uma cidade para se tornar a Capital Mundial do Livro, durante um período de doze meses, a partir do dia 23 de abril, conhecido como o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor.

As cidades candidatas preparam um dossiê detalhando suas iniciativas e projetos destinados a promover o livro e a leitura. Além disso, a cidade escolhida assume o compromisso de difundir o livro para todas as pessoas e desenvolver programas e atividades relacionados ao tema ao longo do ano.

Recentemente, as cidades selecionadas incluíram Sharjah (2019), Kuala Lumpur (2020), Tbilisi (2021), Guadalajara (2022), Accra (2023) e Estrasburgo (2024).

Back To Top