RD skip to Main Content

Conheça os resultados da 5ª Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil

No próximo da 14 de setembro (segunda feira), às 19h, serão apresentados os resultados da 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural.

No próximo da 14 de setembro (segunda feira), às 19h, serão apresentados os resultados da 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural.
A transmissão, aberta ao público, pode ser acessada nas redes do Itaú Cultural, links www.itaucultural.org.br; www.facebook.com/itaucultural e www.youtube.com/itaucultural.

A pesquisa completa estará à disposição para leitura ou download no site do Instituto Pró-Livro, a partir do dia 14. Acesse www.prolivro.org.br

Sobre a Retratos
O estudo, realizado de 4 em 4 anos desde 2007 pelo Instituto Pró-Livro, é o mais completo estudo do comportamento leitor do brasileiro. A intenção é avaliar o comportamento do leitor no país e contribuir para o estabelecimento de politicas públicas que favoreçam o estímulo à leitura.
Esta edição foi realizada em parceria com o Itaú Cultural, contando com um total de 8.076 entrevistas, em 208 municípios, sendo 5.874 nas capitais de 26 estados e Distrito Federal. Os resultados podem ser analisados para o total do Brasil, pelas cinco regiões e por capitais. Entre as novidades desta edição, constam os hábitos e interesses do leitor de livros de literatura, tanto em papel como em outras plataformas. Todos os dados foram ponderados considerando os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) de 2017, do IBGE.

Ciclo de debates

Na semana após o lançamento da 5ª edição da Retratos da Leitura no Brasil, será promovido um ciclo de debates sobre a pesquisa, com a participação de renomados especialistas e estudiosos do tema. Eles vão analisar os dados da mostra, com o objetivo de buscar caminhos para melhorar os índices brasileiros e orientar as políticas públicas do livro, leitura e bibliotecas e ações voltadas à promoção de leituras. Os debates, abertos ao público, serão realizados todas as terças-feiras, de 22 de setembro a 13 de outubro , às 17h. Para participar, basta inscrever-se no site do Itaú Cultural, www.itaucultural.org.br, a partir das 20h30 horas de 14 de setembro.

PROGRAMAÇÃO e participantes

22 de setembro (terça feira), 17h, duração: 1h15

1º Painel: Retratos da Leitura – O comportamento leitor dos brasileiros
O que revelam: o perfil, os hábitos e as motivações de leitores e não leitores e as barreiras para a leitura, ao comparar esses dados com os dados das edições anteriores?
Avançamos? Quais os desafios para a formação de leitores e para melhorar esse “retrato”?

O que diz a Retratos
Zoara Failla, coordenadora da pesquisa pelo Instituto Pró Livro (IPL)
Hábitos, Motivações e o que leem
Marisa Lajolo, Mackenzie e aposentada UNICAMP
Desafios para a formação de leitores: em foco as crianças
Idmea Semeghini-Siqueira – USP
O que revela a série histórica da Retratos sobre as Políticas públicas do Livro e Leitura no Brasil José Castilho Marques Neto – UNESP e J.Castilho Consultoria
Mediação: Zoara Failla

29 de setembro (terça feira), 17h, duração: 1h15

2º Painel: Retratos da Leitura em Bibliotecas – percepções e avaliação
Como os brasileiros percebem e avaliam as bibliotecas? Essas informações podem orientar políticas e ações voltadas a ampliar o acesso e orientar a construção de espaços vivos e que promovem: encontros, investigação, conhecimento, aprendizagem e formação de leitores e de cidadãos?

O que dizem os brasileiros na Retratos da Leitura sobre as bibliotecas?
Zoara Failla, coordenadora da pesquisa pelo Instituto Pró Livro (IPL)
Bibliotecas escolares – livros nas estantes ou leituras que conquistam leitores e promovem aprendizagem?
Maria das Graças Monteiro Castro, biblioteconomia e educação e presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Escolares (FEBAB)
A biblioteca “sem muros” – que liberta e transforma
Bel Santos Mayer, LiteraSampa /Rede de Bibliotecas Comunitárias.
Mediação: Zoara Failla

6 de outubro, (terça feira), 17h, duração: 1h15

3º Painel: Retratos da Leitura – o perfil, as leituras e as motivações dos leitores de literatura e dos consumidores de livros
Aprofundar o conhecimento sobre o leitor de literatura e sobre seus hábitos, influências e preferencias de leitura e de consumo podem orientar programas e ações voltadas à formação e à conquista desses leitores?

Leitores de literatura – quem são e o que leem segundo a Retratos da Leitura? Os desafios para formar e conquistar esses leitores
João Luiz Ceccantini, UNESP (Comissão da Pesquisa)
As motivações dos leitores de literatura e dos consumidores de livros segundo a Retratos da Leitura – podem orientar políticas e programas para ampliar esses leitores?
Mariana Bueno, consultora Nielsen Book, especializada em economia do livro. Comissão da Pesquisa.
Mediação: Zoara Failla

13 de outubro, (terça feira), 17h, duração: 1h

4º Painel – Retratos da Leitura no Brasil – Leituras em outros suportes e leitores mutantes
Esta edição da Retratos ampliou a investigação para conhecer novos hábitos e a leitura na internet e como essas leituras impactam nas motivações, nas influências, nas preferencias, e, se impactam na formação de leitores de livros e no despertar do interesse pela literatura.

Leituras em outros suportes e leitura digital
Fabio Malini, doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Professor UFES, onde coordena o Labic (estudo de megadados nas redes sociais)
Leitores “mutantes” – quem são? o que leem? por que leem?
Dolores Prades, publisher da Emília e Diretora do Instituto Emília e do Laboratório Emília de Formação
Mediação: Claudiney Ferreira, gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural

Sobre o Instituto Pró-Livro: O IPL (www.prolivro.org.br) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, criada e mantida pelas entidades do livro – Abrelivros, CBL e SNEL – com a missão de transformar o Brasil em um país de leitores. Tem como objetivo promover pesquisas e ações de fomento à leitura. Realiza, periodicamente, a pesquisa Retratos da leitura no Brasil, maior e mais completo estudo sobre o comportamento do leitor brasileiro, a fim de avaliar impactos e orientar ações e políticas públicas em relação ao livro e à leitura, visando, assim, melhorar os indicadores de leitura e o acesso ao livro. Lançou este ano (2019), a pesquisa Retratos da Leitura – Bibliotecas Escolares , para identificar o impacto das bibliotecas na aprendizagem dos alunos .Também é responsável pelo Prêmio IPL – Retratos da Leitura, que busca homenagear organizações que desenvolvem práticas de incentivo à leitura e, desse modo, promovê-las e difundi-las, de maneira que ganhem amplitude e investimentos, orientem políticas públicas e inspirem outras iniciativas pelo Brasil. O IPL também conta com outra ação importante, a Plataforma Pró-Livro – uma plataforma digital colaborativa que reúne informações sobre as práticas de leitura ao redor do país e incentiva a conexão entre essas experiências. Os projetos premiados e cadastrados estão mapeados e podem ser conhecidos na Plataforma Pró-Livro (www.plataformaprolivro.org.br).

Informações à imprensa
Pelo Instituto Pró-Livro
Neide Martingo
11 3721-3232 / 11 97465-1990
neide.martingo@joribes.com.br

Pelo Itaú Cultural
Conteúdo Comunicação
Fone: 11 5056-9800
Cristina R. Durán: cristina.duran@conteudonet.com
Vinicius Magalhaes: vinicius.magalhaes@conteudonet.com

Back To Top