skip to Main Content

SNEL sedia palestra sobre usos e aplicações do ISBN

Andréa Coêlho de Souza (de verde) e Victor Bandeira Santos (no canto direito), da Agência Brasileira do ISBN foram recebidos pela equipe do SNEL

Os palestrantes Andréa Coêlho de Souza (de verde) e Victor Bandeira Santos (no canto direito), da Agência Brasileira do ISBN, foram recebidos pela equipe do SNEL

Maio de 2016 – O Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) ofereceu aos editores associados e colaboradores da cadeia produtiva do livro uma palestra gratuita para esclarecer dúvidas a respeito dos usos e aplicações do ISBN (International Standard Book Number).

O encontro, que aconteceu no auditório do SNEL, no Centro, foi comandado pelos bibliotecários Andréa Coêlho de Souza e Victor Bandeira Santos, da chefia da Agência Brasileira do ISBN, ligada à Biblioteca Nacional.

A conversão do ISBN de 10 para 13 dígitos; o tipo de obras, formatos e edições que devem receber o ISBN; e a importância da atualização cadastral das editoras na Agência Brasileira do ISBN foram alguns dos tópicos frisados pelos especialistas. “Reimpressões de livros não ganham novo ISBN. Em edições revistas e ampliadas, ou seja, que tiveram inclusão de novo conteúdo, o ISBN também continua o mesmo”, enfatizou Andréa.

Na palestra, os participantes tiraram dúvidas sobre os usos e aplicações do ISBN

Na palestra, os participantes tiraram dúvidas sobre os usos e aplicações do ISBN

A atribuição do ISBN em obras estrangeiras publicadas no Brasil e vice-versa foi outro tema que movimentou o debate entre os participantes. “Livros editados no Brasil e no exterior simultaneamente recebem números distintos de ISBN, de acordo com os respectivos países”, afirmou a bibliotecária.

Victor Santos destacou a importância do sistema on-line para a solicitação do ISBN, disponível no site da Agência Brasileira desde 2014. “Hoje, 80% dos pedidos de ISBN que recebemos das editoras são feitos pela internet”.

Para informações, perguntas e sugestões, a Agência Brasileira do ISBN se coloca à disposição pelo e-mail: isbn@bn.gov.br

Back To Top

Send this to a friend