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Vendas de livros têm melhor desempenho no 5º período de 2021

Os números superlativos continuam a aparecer no 5º Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2021, demonstrando que o hábito da leitura segue fortalecido durante a pandemia e que o mercado tem se destacado nas estratégias comerciais para se reerguer. No comparativo entre o 5º período de 2021 e o mesmo intervalo no ano passado*, foi registrado um crescimento de 94,20% em volume e de 91,65% em valor.

Cabe ressaltar que nessa mesma época do ano em 2020 o setor livreiro se mostrava fortemente afetado pelas incertezas em meio ao cenário pandêmico, buscando soluções para enfrentar a crise.

Comparando o 5º período de 2021 com o período imediatamente anterior**, observamos a venda de 3,97 milhões de exemplares no 5º período contra 3,66 milhões no 4º, o que representa uma variação de 8,45%. Em termos de faturamento, o aumento foi de 9,09%, sendo de R$159,05 milhões a receita no 5º período contra R$145,80 milhões no período anterior. Os dados também apontam um crescimento de 3,76% na variedade de títulos comercializados. Como o 5º período abrange o Dia das Mães, os números sugerem uma possível intensificação da busca pelo livro como uma opção de presente.

O acumulado do ano (2020 X 2021)*** também apresenta variação positiva, com acréscimo das vendas em volume (48,27%) e em valor (36,86%). Em números reais, foram vendidos 19,59 milhões de exemplares com um faturamento de R$848,58 milhões em 2021.

Esses são alguns dos dados do 5º Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2021, apresentados pela Nielsen BookScan e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Os números têm como base o resultado da Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

*T. Mercado – Período 05: 2020 (20/04/2020 a 17/05/2020) x 2021 (26/04/2021 a 23/05/2021)
**T. Mercado – Período 04/2021: (29/03/2021 a 25/04/2021) x Período 05/2021 (26/04/2021 a 23/05/2021)
***T. Mercado – Acumulado WK01 / WK20: 2020 (30/12/2019 a 17/05/2020) x 2021 (04/01/2021 a 23/05/2021)
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan

Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira.

A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

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